Feeds de notícias

Artistas Unidos: Jorge Silva Melo respira de alívio e revela as peças que aí vêm

Já em setembro, uma peça do argentino Claudio Tolcachir. Em 2019, o regresso a Dimítris Dimitríadis. O grupo de teatro Artistas Unidos assegurou financiamento até 2021, mas o encenador deixa críticas.

Publicado em: 21/08/18

Trump alega que entrevista com procurador que investiga conluio com a Rússia pode ser armadilha

Donald Trump receia uma entrevista com o procurador que investiga alegado conluio com a Rússia, por achar que a sua versão dos factos vai ser desvalorizada por Mueller. "Isso não é nada bom", disse.

Publicado em: 21/08/18

Governo investe meio milhão para que linces regressem a Silves em Novembro

A evacuação foi um sucesso, mas já se pensa no futuro e no regresso dos linces o mais rápido possível

Publicado em: 21/08/18

Número de desempregados registados baixa para mínimos de 16 anos

Havia no final de julho 330,6 mil desempregados registados no IEFP, um valor que baixou 20,6% face à mesma altura do ano anterior. O número de desempregos é o mais baixo dos últimos 16 anos.

Publicado em: 21/08/18

Grupo de cientistas americanos descobre o segredo da eficiência das formigas

Para compreender o comportamento das formigas durante o trabalho de construção de túneis, a equipa pintou os insetos com códigos que as identificavam e filmaram todo o processo.

Publicado em: 21/08/18

Odemira recebe 3º Estágio de Sopros e Percussão do Sudoeste Alentejano

Concerto final vai reunir os participantes do estágio

Publicado em: 21/08/18

Incêndio e explosão em Campo de Ourique provocam um ferido ligeiro

O incêndio que atingiu esta segunda-feira um apartamento em Campo de Ourique, Lisboa, causou um ferido ligeiro. Ocorreu ainda uma explosão no topo do edifício. As chamas já estão controladas.

Publicado em: 21/08/18

Plano de Pormenor do Parque Empresarial de São Brás já está em vigor

Parque empresarial será instalado na Mesquita Baixa

Publicado em: 21/08/18

Luanda acolhe exposição sobre vida e obra do escritor angolano Óscar Ribas

A mostra em homenagem àquele que foi uma das maiores fontes orais de Angola, intitulada "Óscar Ribas, Objetos, Rituais e Tradições", vai reunir mais de 10 telas.

Publicado em: 21/08/18

Taxa de inflação em Macau foi de 2,32% em junho

De acordo com os Serviços de Estatística e Censos, o Índice de Preços no Consumidor registou as maiores subidas nos preços da saúde (+4,83%), da educação (+4,46%) e do vestuário e do calçado (+4,93%).

Publicado em: 21/08/18

Mais de um milhão de deslocados devido a inundações no sul da Índia

Em Chengannur, uma das cidades mais afetadas, a água ainda está com 60 centímetros de altura, continuando a bloquear muitas estradas. A chuva continua a cair na região, mas em menor quantidade.

Publicado em: 21/08/18

Ministro brasileiro defende que o país deve ser generoso com os venezuelanos

O ministro da Segurança Pública brasileiro defendeu hoje que o Brasil deve ser generoso com os venezuelanos que procuram refúgio naquele país para escapar à crise.

Publicado em: 21/08/18

Governo quer criar cheque-dentista para reclusos

A solução a aplicar nos estabelecimentos prisionais está a ser estudada e visa apoiar os reclusos, "uma população vulnerável, com necessidades específicas", segundo o Ministério da Saúde.

Publicado em: 21/08/18

Algarvio Diogo Marreiros já conquistou quatro medalhas no Campeonato Europeu de Patinagem

Atletas do GD Lagoa também se sagraram vice-campeões europeus

Publicado em: 21/08/18

Festival de Lucía teve «três grandes concertos» de homenagem ao «génio» da guitarra

Paco de Lucía, o «eterno génio» do flamenco contemporâneo, teve mais um Festival em sua homenagem

Publicado em: 21/08/18

Intervenções nas linhas de água afetadas pelo incêndio custam 1,1 milhões e «podem começar já»

Trabalhos estendem-se por 97 quilómetros de rede hidrográfica nos concelhos de Monchique, Portimão e Silves

Publicado em: 20/08/18

CDS viaja no comboio regional de Portimão a Faro

Há sete iniciativas semelhantes e quase em simultâneo a decorrer de norte a sul

Publicado em: 20/08/18

São Teotónio recebe a Feira de Caça Maior & Pesca Desportiva

Programa do certame inclui vários concursos, ligados à caça e à pesca

Publicado em: 20/08/18

Banho Santo é ponto alto das festas de São João da Degola na Manta Rota

Concertos, bailes e fogo de artifício fazem parte da programação

Publicado em: 20/08/18

Portimão Police Challenge vai desafiar atletas na Praia de Alvor

Haverá vertente competitiva e também de diversão

Publicado em: 20/08/18

Vinho Madeira distinguido nos Estados Unidos

A Madeira Wine Company viu dois dos seus vinhos serem distinguidos nos Estados Unidos pela prestigiada revista de vinhos norte-americana The Wine Enthusiast. Os vinhos foram premiados pela sua superior qualidade.

 
Trata-se do Madeira Colheita Miles Tinta Negra de 2006 ao qual foram atribuídos 90 pontos e o Vintage Miles Tinta Negra 1996 com 92 pontos.
 
Os resultados do referido concurso irão ser publicados oficialmente na revista Wine Enthusiast na próxima edição de Abril.

Fonte:  Dnotícias

Publicado em: 19/02/18

Três séculos depois, Portugal tornou-se o principal mercado do vinho do Porto

Trezentos e quarenta anos depois da primeira exportação oficial registada na alfândega (em 1678), Portugal tornou-se o mais importante mercado mundial do vinho do Porto. Durante séculos, o vinho fortificado proveniente do vale do Douro e expedido a partir da barra do Douro teve como destino o mercado britânico. Em 1963, os franceses assumiram a posição de liderança. Por poucas décadas. No ano passado a geografia do vinho do Porto alterou-se de novo. Mesmo que os franceses continuem a ser os principais clientes em quantidade, com 26,2 milhões de garrafas adquiridas contra 16,9 milhões vendidas no mercado nacional, o volume de negócios realizado em Portugal chegou aos 73,7 milhões de euros, cerca de 800 mil euros mais do que as vendas para França.
 
Os agentes do sector explicam esta mudança histórica recorrendo a diferentes factores, mas há um consenso sobre a sua principal causa: o turismo. “É óbvio que o crescimento do vinho do Porto no mercado nacional se explica pelas compras dos turistas, mesmo que não tenhamos dados em concreto sobre esse comportamento”, diz Manuel Cabral, presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP). No ano passado passaram pelas caves de vinho do Porto cerca de 1,4 milhões de turistas, que, de acordo com uma avaliação da Associação de Empresas de Vinho do Porto e Douro (AEVP) gastaram entre 10 a 20 euros em cada visita – na estimativa do grupo Symington, que gere espaços mais caros como as caves da Graham’s 1890, esse valor rondou os 30 euros. E, para lá do consumo no local, “grande parte dos visitantes compram vinho do Porto”, diz António Filipe, director geral do grupo, recorrendo por vezes a serviços de entrega das compras no país de destino.
 
Não é apenas em Gaia ou no Porto que o turismo influenciou o dinamismo do mercado interno. “Também em Lisboa se regista um aumento das vendas”, explica Jorge Dias, que dirige a Gran Cruz, a maior empresa do sector. De comum a todos os pontos de venda há um perfil de procura que tem como alvo os vinhos do Porto de categorias superiores. É esse perfil que justifica a liderança do mercado nacional em valor: enquanto em Portugal o preço médio por litro atingiu 5,8 euros, em França não ultrapassou os 3,70. Por cá, os preços médios estão longe de atingir os valores registados em mercados mais exigentes como o dos Estados Unidos (9,16 euros por litro) ou do Canadá (9,52 euros). Mas estão acima do preço médio global (cinco euros). “O que aconteceu com a liderança de Portugal é bom porque o preço médio é bom”, afirma Isabel Marrana, que dirige a AEVP.
 
E é bom porque sendo Portugal o segundo mercado do vinho do Porto em volume, o factor preço fez com que em 2017 o negócio global tenha crescido 2,6% em valor, situando-se na ordem dos 380,2 milhões de euros. Com este registo, as empresas podem assim compensar o continuado declínio das vendas em volume. Em 2008, o mercado mundial de vinho do Porto andava na ordem dos 118 milhões de garrafas, mas no ano passado tinha-se reduzido para 101 milhões. As quebras na quantidade acabaram assim por ser compensadas pela valorização dos vinhos enquadrados nas “categorias especiais” (vinhos com indicação de idade, Portos Vintage, LBV ou Colheitas). Há oito anos, as empresas do sector venderam 21,9 milhões de garrafas destas categorias que geraram um volume de negócios de 132,9 milhões de euros; em 2017 as vendas em quantidade pouco tinham crescido (22,7 milhões de garrafas), mas as receitas aumentaram 22% para 162 milhões de euros.  
 
“Temos conseguido um crescimento muito sustentado dos preços das categorias especiais”, diz Manuel Cabral. Até porque, ao contrário do que acontecia há 10 ou 20 anos, o conceito de vinhos do Porto topo de gama já não depende em exclusivo dos Porto Vintage. “Antes, o Vintage era o rei do vinho do Porto e hoje em dia esse estatuto é mais discutível”, acrescenta o presidente do IVDP. Boa parte da expansão das categorias especiais tem por isso sido sustentada pelos vinhos do Porto envelhecidos em casco (o chamado estilo tawny), até porque o último grande ano Vintage do sector foi declarado em 2011. No ano passado, os Vintage renderam ao sector 13,9 milhões de euros, enquanto os LBV (Late Bottled Vintage) atingiram 22,7 milhões, os Porto 10 anos 41,5 milhões e os Porto 20 anos 16,4 milhões de euros. Como sinal da mudança do mercado mundial do sector em relação a vinhos mais raros e caros, note-se o desempenho da categoria “mais de 40 anos”: no ano passado venderam-se 85.464 garrafas destes vinhos mais velhos que renderam 5,6 milhões de euros. Ou seja, cada garrafa foi vendida a um preço médio de 68,5 euros.
 
Numa época em que “os vinhos fortificados têm sido muito castigados pelo volume de álcool e pelo elevado teor de açúcar, o registo do vinho do Porto é interessante”, diz Isabel Marrana. Mas para lá das contas gerais das empresas há uma realidade menos positiva que afecta em especial os produtores durienses. “A queda dos volumes comercializados preocupa-me porque ameaça a sustentabilidade da produção”, nota Jorge Dias. O administrador da Gran Cruz, empresa da multinacional La Martiniquaise que nos últimos anos investiu 70 milhões de euros no sector, nota que “para a produção, uma pipa de vinho vale o mesmo dinheiro, seja para um Porto normal ou para um Porto luxuoso”. A redução dos quantitativos de produção de vinho do Porto pode assim afectar a viabilidade de muitos produtores.
 
ara as empresas, a aposta nas categorias especiais parece ser o grande vector do vinho do Porto dos próximos anos. No geral, os seus stocks de vinhos velhos estão garantidos, seja através de uma política de gestão de activos perspectivada a longo prazo, como acontece nas empresas do grupo Symington, na Sogevinus (Cálem, Burmester, e Kopke, entre outras) ou na Ramos Pinto, seja através da aquisição de companhias de menor dimensão mas com stocks valiosos de vinhos velhos, como aconteceu com a compra da Krohn pelo grupo Fladgate Partnership (Taylor’s e Fonseca). De resto, nos últimos anos as empresas reforçaram os seus stocks globais, “que andarão hoje num rácio de stock sobre as vendas de 3,74”, diz António Filipe – de acordo com a Lei do Terço, as empresas só podem vender um terço dos vinhos que tenham armazenados. Mas estas opções de gestão não resolvem o problema suscitado por Jorge Dias.
 
No ano passado, a Gran Cruz, que domina o mercado francês, conseguiu resistir à queda de 5,3% no volume de vendas para a França. A sua exportação estagnou, depois de obter ligeiros crescimentos nos últimos anos. A razão deste desempenho? “Apostamos na promoção”, diz Jorge Dias. Lutar contra a queda das vendas em mercados importantes como o da França, Holanda ou Bélgica exige outra atitude, diz o líder da Gran Cruz. “Nós estamos aqui confortavelmente e não fazemos nada, quando temos de perceber que o mundo mudou e é preciso estar atento às necessidades das pessoas”, acrescenta Jorge Dias, dando como exemplo uma bebida que há alguns anos estava “moribunda” e hoje, após intensas campanhas de marketing, se tornou um objecto de culto: o gin.

Fonte: Jornal Público

Fonte:  Jornal Público

Publicado em: 16/02/18

Decanter Fine Wine Encounter Spain & Portugal 2018

Tipo de evento: Prova
País: United Kingdom
Região:
Data de início: 2018-22-
Data de fim: 2018-22-
Preço: Não especificado.
Localização: Londres
Descrição: Os Vinhos de Portugal vão marcar presença pela segunda vez, no prestigiado evento da revista Decanter, na edição dedicada a Portugal e Espanha. ? "Decanter Fine Wine Encounter Spain & Portugal", no próximo dia 24 de Fevereiro 2018. São esperados cerca de 800 visitantes que terão a oportunidade de provar cerca de 300 vinhos dos 2 países e participar em várias actividades paralelas.
URL:

Publicado em: 25/01/18

Prova Anual dos Vinhos de Portugal Londres

Tipo de evento: Prova
País: United Kingdom
Região:
Data de início: 2018-22-
Data de fim: 2018-22-
Preço: Não especificado.
Localização: Londres
Descrição: A ViniPortugal vai organizar a Prova Anual de Londres, edição de 2018, no dia 22 de Fevereiro, em Londres, no Royal Horticultural Lindley Hall. À semelhança das edições anteriores, a edição 2018 irá contar com um conjunto de acções paralelas a serem divulgadas em breve pela ViniPortugal.
URL: http://www.winesofportugal.info/pagina.php?codNode=133419

Publicado em: 23/01/18

Prova Anual Vinhos do Tejo

Tipo de evento: Prova
País: Brazil
Região:
Data de início: 2016-22-
Data de fim: 2016-22-
Preço: Não especificado.
Localização: Rio de Janeiro
Descrição: -
URL:

Publicado em: 23/01/16

My Port Wine Day

Tipo de evento: Prova
País: Portugal
Região:
Data de início: 2016-11-
Data de fim: 2016-11-
Preço: Não especificado.
Localização: Porto
Descrição: -
URL: http://winesofportugal.info/

Publicado em: 11/12/15

Porto & Douro Wine Show

Tipo de evento: Feira
País: Portugal
Região:
Data de início: 2015-12-
Data de fim: 2015-12-
Preço: Não especificado.
Localização: Lisboa
Descrição:
URL:

Publicado em: 23/10/15

ProWine 2015

Tipo de evento: Feira
País: Germany
Região:
Data de início: 2015-11-
Data de fim: 2015-11-
Preço: Não especificado.
Localização: Dusseldorf Exhibition Centre - Düsseldorf
Descrição: Feira internacional que terá lugar no Dusseldorf Exhibition Centre. na Alemanha.
URL:

Publicado em: 15/10/15

Encontro com Vinhos e Sabores

Tipo de evento: Feira
País: Portugal
Região:
Data de início: 2015-10-
Data de fim: 2015-10-
Preço: Não especificado.
Localização: Lisboa
Descrição:
URL:

Publicado em: 06/10/15

Hong Kong International Wine & Spirits Fair

Tipo de evento: Feira
País: Hong Kong
Região:
Data de início: 2015-10-
Data de fim: 2015-10-
Preço: Não especificado.
Localização: Hong Kong
Descrição:
URL:

Publicado em: 05/10/15