Feeds de notícias

Águas calmas não significam inexistência de crocodilos

Verificar-se-á um gap de 40% entre o abastecimento global e as necessidades de procura de água até ao ano 2030. A oferta de água será, então, claramente insuficiente. Que devemos então fazer?

Publicado em: 19/10/18

Banco BBVA passa esta sexta-feira a sucursal em Portugal

O BBVA passa esta sexta-feira de filial a sucursal em Portugal, uma mudança que implicará que os depositantes fiquem protegidos pelo fundo de garantia de depósitos espanhol.

Publicado em: 19/10/18

Chuvas fortes causam 14 mortos na Nicarágua

As mais recentes vítimas são quatro homens e uma mulher, que morreram a tentar atravessar rios. O Governo da Nicarágua anunciou também vários danos materiais a registar.

Publicado em: 19/10/18

México começa a receber migrantes hondurenhos na fronteira com a Guatemala

Alguns dos migrantes hondurenhos que atravessam a pé vários países da América Central para chegar aos EUA entraram, quinta-feira, no México, através da fronteira com a Guatemala.

Publicado em: 19/10/18

ERC aprova nomeação de Maria Flor Pedroso para diretora de informação da RTP

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) aprovou a nomeação de Maria Flor Pedroso para diretora de informação da estação pública RTP, anunciou esta quinta-feira aquele organismo.

Publicado em: 19/10/18

Cristas reafirma que trocas nos ministérios provam que Governo “está em fim de mandato”

A presidente do CDS-PP sublinhou ainda preocupação com a área da Energia, na qual admite que existam "incompatibilidades".

Publicado em: 19/10/18

Ministério Público organiza almoço de homenagem a Joana Marques Vidal e ao seu vice-PGR

Almoço de homenagem a ex-PGR e ao vice Adriano Cunha vai decorrer num hotel em Lisboa no final de outubro. Número de inscritos já ultrapassa os 200 magistrados.

Publicado em: 19/10/18

Reverse Vesting de participações sociais – não dar o peixe, mas obrigar a pescar

Se é legítimo ao investidor acautelar os seus interesses, também é razoável, garantir que o fundador não fica refém de forma eterna, complexa e incondicional, da sociedade e do investimento.

Publicado em: 18/10/18

Consulado português de São Paulo suspende receção de pedidos de nacionalidade e vistos

O consulado geral de Portugal na cidade de São Paulo, a maior do Brasil, suspendeu a receção de novos pedidos de reconhecimento de nacionalidade e de vistos para brasileiros e luso-descendentes.

Publicado em: 18/10/18

Jota, mais um produto da geração 99 (o segredo mais bem guardado da formação do Benfica)

Depois de Gedson e João Félix, Rui Vitória lançou mais um miúdo da formação e da geração 99, aquela que sempre foi vista pelo Benfica como principal referência da máquina de talentos do Seixal.

Publicado em: 18/10/18

Governo quer proibir loiça de plástico na Administração Pública, Quercus aplaude

Além da proibição da loiça de plástico, Governo quer reduzir em 25% o uso de papel e consumíveis na Administração Pública

Publicado em: 18/10/18

O que é um SMART RURAL, SMART HIESE?

Mais uma Crónica do Sudoeste Peninsular, que fala desta vez sobre a inovação em espaço rural

Publicado em: 18/10/18

João Frade, Sickonce e Ana Perfeito levam “Moda Vestra” a Castro Marim

Espetáculo foi encomendado pela Azul - Rede de Teatros do Algarve

Publicado em: 18/10/18

PASSATEMPO: Ganhe bilhetes para o concerto de Miguel Araújo em Faro

O Sul Informação tem quatro (4) bilhetes para o concerto de Miguel Araújo deste sábado, 20 de Outubro, às 21h30, […]

Publicado em: 18/10/18

Algarvio Luís Conceição conduz Portugal ao Ouro nos olímpicos da juventude

A seleção portuguesa de futsal feminino ganhou o ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude só com vitórias

Publicado em: 18/10/18

Parque infantil dedicado à música vence Orçamento Participativo de Albufeira

Parque será construído na Guia e vai custar 250 mil euros

Publicado em: 18/10/18

Estudo de Impacte Ambiental da Variante de Olhão à EN125 foi entregue

A IP terá de esperar, agora, pela eventual Declaração de Impacte Ambiental favorável, para poder fazer o projeto de execução e avançar com a obra

Publicado em: 18/10/18

Volta ao Algarve de 2019 começa em Portimão

Volta ao Algarve foi reconhecida como a melhor corrida por etapas do circuito Europe Tour em 2018

Publicado em: 18/10/18

Problemas na Ecovia do Litoral resolvidos até 2020 ou 2021

A Ecovia do Litoral do Algarve, apesar de precisar de muito investimento para ficar 100% utilizável, é a base da rota europeia Eurovelo 1, na região algarvia

Publicado em: 18/10/18

Cátia Pinheiro apresenta percursos sonoros em Loulé e Lagos

Iniciativas fazem parte da preparação da próxima edição do Festival Verão Azul

Publicado em: 18/10/18

Vinho Madeira distinguido nos Estados Unidos

A Madeira Wine Company viu dois dos seus vinhos serem distinguidos nos Estados Unidos pela prestigiada revista de vinhos norte-americana The Wine Enthusiast. Os vinhos foram premiados pela sua superior qualidade.

 
Trata-se do Madeira Colheita Miles Tinta Negra de 2006 ao qual foram atribuídos 90 pontos e o Vintage Miles Tinta Negra 1996 com 92 pontos.
 
Os resultados do referido concurso irão ser publicados oficialmente na revista Wine Enthusiast na próxima edição de Abril.

Fonte:  Dnotícias

Publicado em: 19/02/18

Três séculos depois, Portugal tornou-se o principal mercado do vinho do Porto

Trezentos e quarenta anos depois da primeira exportação oficial registada na alfândega (em 1678), Portugal tornou-se o mais importante mercado mundial do vinho do Porto. Durante séculos, o vinho fortificado proveniente do vale do Douro e expedido a partir da barra do Douro teve como destino o mercado britânico. Em 1963, os franceses assumiram a posição de liderança. Por poucas décadas. No ano passado a geografia do vinho do Porto alterou-se de novo. Mesmo que os franceses continuem a ser os principais clientes em quantidade, com 26,2 milhões de garrafas adquiridas contra 16,9 milhões vendidas no mercado nacional, o volume de negócios realizado em Portugal chegou aos 73,7 milhões de euros, cerca de 800 mil euros mais do que as vendas para França.
 
Os agentes do sector explicam esta mudança histórica recorrendo a diferentes factores, mas há um consenso sobre a sua principal causa: o turismo. “É óbvio que o crescimento do vinho do Porto no mercado nacional se explica pelas compras dos turistas, mesmo que não tenhamos dados em concreto sobre esse comportamento”, diz Manuel Cabral, presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP). No ano passado passaram pelas caves de vinho do Porto cerca de 1,4 milhões de turistas, que, de acordo com uma avaliação da Associação de Empresas de Vinho do Porto e Douro (AEVP) gastaram entre 10 a 20 euros em cada visita – na estimativa do grupo Symington, que gere espaços mais caros como as caves da Graham’s 1890, esse valor rondou os 30 euros. E, para lá do consumo no local, “grande parte dos visitantes compram vinho do Porto”, diz António Filipe, director geral do grupo, recorrendo por vezes a serviços de entrega das compras no país de destino.
 
Não é apenas em Gaia ou no Porto que o turismo influenciou o dinamismo do mercado interno. “Também em Lisboa se regista um aumento das vendas”, explica Jorge Dias, que dirige a Gran Cruz, a maior empresa do sector. De comum a todos os pontos de venda há um perfil de procura que tem como alvo os vinhos do Porto de categorias superiores. É esse perfil que justifica a liderança do mercado nacional em valor: enquanto em Portugal o preço médio por litro atingiu 5,8 euros, em França não ultrapassou os 3,70. Por cá, os preços médios estão longe de atingir os valores registados em mercados mais exigentes como o dos Estados Unidos (9,16 euros por litro) ou do Canadá (9,52 euros). Mas estão acima do preço médio global (cinco euros). “O que aconteceu com a liderança de Portugal é bom porque o preço médio é bom”, afirma Isabel Marrana, que dirige a AEVP.
 
E é bom porque sendo Portugal o segundo mercado do vinho do Porto em volume, o factor preço fez com que em 2017 o negócio global tenha crescido 2,6% em valor, situando-se na ordem dos 380,2 milhões de euros. Com este registo, as empresas podem assim compensar o continuado declínio das vendas em volume. Em 2008, o mercado mundial de vinho do Porto andava na ordem dos 118 milhões de garrafas, mas no ano passado tinha-se reduzido para 101 milhões. As quebras na quantidade acabaram assim por ser compensadas pela valorização dos vinhos enquadrados nas “categorias especiais” (vinhos com indicação de idade, Portos Vintage, LBV ou Colheitas). Há oito anos, as empresas do sector venderam 21,9 milhões de garrafas destas categorias que geraram um volume de negócios de 132,9 milhões de euros; em 2017 as vendas em quantidade pouco tinham crescido (22,7 milhões de garrafas), mas as receitas aumentaram 22% para 162 milhões de euros.  
 
“Temos conseguido um crescimento muito sustentado dos preços das categorias especiais”, diz Manuel Cabral. Até porque, ao contrário do que acontecia há 10 ou 20 anos, o conceito de vinhos do Porto topo de gama já não depende em exclusivo dos Porto Vintage. “Antes, o Vintage era o rei do vinho do Porto e hoje em dia esse estatuto é mais discutível”, acrescenta o presidente do IVDP. Boa parte da expansão das categorias especiais tem por isso sido sustentada pelos vinhos do Porto envelhecidos em casco (o chamado estilo tawny), até porque o último grande ano Vintage do sector foi declarado em 2011. No ano passado, os Vintage renderam ao sector 13,9 milhões de euros, enquanto os LBV (Late Bottled Vintage) atingiram 22,7 milhões, os Porto 10 anos 41,5 milhões e os Porto 20 anos 16,4 milhões de euros. Como sinal da mudança do mercado mundial do sector em relação a vinhos mais raros e caros, note-se o desempenho da categoria “mais de 40 anos”: no ano passado venderam-se 85.464 garrafas destes vinhos mais velhos que renderam 5,6 milhões de euros. Ou seja, cada garrafa foi vendida a um preço médio de 68,5 euros.
 
Numa época em que “os vinhos fortificados têm sido muito castigados pelo volume de álcool e pelo elevado teor de açúcar, o registo do vinho do Porto é interessante”, diz Isabel Marrana. Mas para lá das contas gerais das empresas há uma realidade menos positiva que afecta em especial os produtores durienses. “A queda dos volumes comercializados preocupa-me porque ameaça a sustentabilidade da produção”, nota Jorge Dias. O administrador da Gran Cruz, empresa da multinacional La Martiniquaise que nos últimos anos investiu 70 milhões de euros no sector, nota que “para a produção, uma pipa de vinho vale o mesmo dinheiro, seja para um Porto normal ou para um Porto luxuoso”. A redução dos quantitativos de produção de vinho do Porto pode assim afectar a viabilidade de muitos produtores.
 
ara as empresas, a aposta nas categorias especiais parece ser o grande vector do vinho do Porto dos próximos anos. No geral, os seus stocks de vinhos velhos estão garantidos, seja através de uma política de gestão de activos perspectivada a longo prazo, como acontece nas empresas do grupo Symington, na Sogevinus (Cálem, Burmester, e Kopke, entre outras) ou na Ramos Pinto, seja através da aquisição de companhias de menor dimensão mas com stocks valiosos de vinhos velhos, como aconteceu com a compra da Krohn pelo grupo Fladgate Partnership (Taylor’s e Fonseca). De resto, nos últimos anos as empresas reforçaram os seus stocks globais, “que andarão hoje num rácio de stock sobre as vendas de 3,74”, diz António Filipe – de acordo com a Lei do Terço, as empresas só podem vender um terço dos vinhos que tenham armazenados. Mas estas opções de gestão não resolvem o problema suscitado por Jorge Dias.
 
No ano passado, a Gran Cruz, que domina o mercado francês, conseguiu resistir à queda de 5,3% no volume de vendas para a França. A sua exportação estagnou, depois de obter ligeiros crescimentos nos últimos anos. A razão deste desempenho? “Apostamos na promoção”, diz Jorge Dias. Lutar contra a queda das vendas em mercados importantes como o da França, Holanda ou Bélgica exige outra atitude, diz o líder da Gran Cruz. “Nós estamos aqui confortavelmente e não fazemos nada, quando temos de perceber que o mundo mudou e é preciso estar atento às necessidades das pessoas”, acrescenta Jorge Dias, dando como exemplo uma bebida que há alguns anos estava “moribunda” e hoje, após intensas campanhas de marketing, se tornou um objecto de culto: o gin.

Fonte: Jornal Público

Fonte:  Jornal Público

Publicado em: 16/02/18

Decanter Fine Wine Encounter Spain & Portugal 2018

Tipo de evento: Prova
País: United Kingdom
Região:
Data de início: 2018-22-
Data de fim: 2018-22-
Preço: Não especificado.
Localização: Londres
Descrição: Os Vinhos de Portugal vão marcar presença pela segunda vez, no prestigiado evento da revista Decanter, na edição dedicada a Portugal e Espanha. ? "Decanter Fine Wine Encounter Spain & Portugal", no próximo dia 24 de Fevereiro 2018. São esperados cerca de 800 visitantes que terão a oportunidade de provar cerca de 300 vinhos dos 2 países e participar em várias actividades paralelas.
URL:

Publicado em: 25/01/18

Prova Anual dos Vinhos de Portugal Londres

Tipo de evento: Prova
País: United Kingdom
Região:
Data de início: 2018-22-
Data de fim: 2018-22-
Preço: Não especificado.
Localização: Londres
Descrição: A ViniPortugal vai organizar a Prova Anual de Londres, edição de 2018, no dia 22 de Fevereiro, em Londres, no Royal Horticultural Lindley Hall. À semelhança das edições anteriores, a edição 2018 irá contar com um conjunto de acções paralelas a serem divulgadas em breve pela ViniPortugal.
URL: http://www.winesofportugal.info/pagina.php?codNode=133419

Publicado em: 23/01/18

Prova Anual Vinhos do Tejo

Tipo de evento: Prova
País: Brazil
Região:
Data de início: 2016-22-
Data de fim: 2016-22-
Preço: Não especificado.
Localização: Rio de Janeiro
Descrição: -
URL:

Publicado em: 23/01/16

My Port Wine Day

Tipo de evento: Prova
País: Portugal
Região:
Data de início: 2016-11-
Data de fim: 2016-11-
Preço: Não especificado.
Localização: Porto
Descrição: -
URL: http://winesofportugal.info/

Publicado em: 11/12/15

Porto & Douro Wine Show

Tipo de evento: Feira
País: Portugal
Região:
Data de início: 2015-12-
Data de fim: 2015-12-
Preço: Não especificado.
Localização: Lisboa
Descrição:
URL:

Publicado em: 23/10/15

ProWine 2015

Tipo de evento: Feira
País: Germany
Região:
Data de início: 2015-11-
Data de fim: 2015-11-
Preço: Não especificado.
Localização: Dusseldorf Exhibition Centre - Düsseldorf
Descrição: Feira internacional que terá lugar no Dusseldorf Exhibition Centre. na Alemanha.
URL:

Publicado em: 15/10/15

Encontro com Vinhos e Sabores

Tipo de evento: Feira
País: Portugal
Região:
Data de início: 2015-10-
Data de fim: 2015-10-
Preço: Não especificado.
Localização: Lisboa
Descrição:
URL:

Publicado em: 06/10/15

Hong Kong International Wine & Spirits Fair

Tipo de evento: Feira
País: Hong Kong
Região:
Data de início: 2015-10-
Data de fim: 2015-10-
Preço: Não especificado.
Localização: Hong Kong
Descrição:
URL:

Publicado em: 05/10/15