Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais
Movimento Associativismo - Grupo Desportivo e Cultural Vilafradense

O Grupo Desportivo Vilafradense surgiu ainda na primeira metade do século XX, fazendo parte da Sociedade Recreativa União Vilafradense (SRUVF), fundada em 1927. Além de ter participado em vários campeonatos distritais organizados pelo INATEL (antiga FNAT de 1935 até 1974), o Vilafradense ainda competiu em diversos campeonatos distritais, organizados pela Associação de Futebol de Beja.
Devido, provavelmente, a degradação do edifício da Sociedade, que fechou para obras, e a falta de disponibilidade da população para o associativismo, o futebol que estava umbilicalmente ligado a Sociedade acabou por se extinguir até 1999. Nesse ano, apesar da Sociedade estar fechada, e sem Direção em funções, os responsáveis da delegação do INATEL de Beja, autorizou que um grupo de 5 Vilafradenses, reativasse o futebol em Vila de Frades, em nome da Sociedade Recreativa União Vilafradense.
Nessa altura, diversos problemas se levantaram, devido ao facto dos associados que se propuseram inscrever o Grupo Desportivo, estarem dependentes de alguns membros da Direção do Sociedade Recreativa, para efetuarem pagamentos e outros atos de natureza legal, pois os mesmos não estavam naturalmente habilitados para tal, devido ao facto de não fazerem parte da Direção da SRUVF.
Foi assim, que no início de 2001, que o Grupo Desportivo teria de ser autónomo da SRUVF e foi criado, de raiz, o Grupo Desportivo e Cultural Vilafradense, que esteve em atividade até 2004, ficando nessa época num honroso 2º lugar, depois de ter sido Campeão Distrital do Inatel - Série A, na época anterior.
Nove anos depois, em Novembro de 2013, e apesar do contexto económico atual, não permitir que o futebol volte ao pelado de Vila de Frades, o Grupo Desportivo foi reativado existindo desde então com diversas modalidades: ténis de mesa, dardos, atletismo, matraquilhos, snooker e uma equipa de futebol veteranos, que pontualmente reúne alguns ex-atletas, em jogos amigáveis.
Por amor e paixão a Vila de Frades, esta terra merece que os nossos jovens possam praticar desporto, representando o nosso Grupo Desportivo, não só em Vila de Frades, mas em todo o distrito, dignificando o nome da nossa terra e enchendo de orgulho os Vilafradenses. Estes são os motivos que movem o clube, e pelos quais foi decidido em 2013, que estava na hora de voltarmos a atividade mantendo vivo o lema: "Orgulho e paixão Vilafradense, ontem, hoje e sempre!"

O Grupo Desportivo, tem uma sede provisória, na Sociedade Recreativa Vilafradense, no Largo de São Braz, nº 2 - 7960-435 em Vila de Frades

Contacto de e-mail gdcvilafradense@gmail.com 

   
Estatísticas
Temos 90 visitantes online.
Visitas: 1.468.614
Login
Email:
Password:
     
Criar novo registo
Recuperar Password
Agenda de Eventos
Partilha
Mural Facebook
Neste momento não existe informação disponível.
Newsletter
Nome:
Email:
  Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Ok-Portugal