Prémio Melhor Destino Vínico 2022

Notícias

A Câmara Municipal de Vidigueira, como medida de reforço às ações de higienização de espaços públicos, procedeu ontem, 28 de dezembro, à desinfeção das instalações da Junta de Freguesia de Vila de Frades, das salas de pré-escolar da escola sede e das salas do polo de Vila de Frades do Agrupamento de Escolas de Vidigueira. Durante esta manhã, decorreu a desinfeção no Jardim da Pequenada da Santa Casa da Misericórdia de Vidigueira. Na operação, realizada por uma empresa especializada, foi utilizado desinfetante de uso geral e largo espectro para superfícies e tecidos, através de pulverização, em pavimentos, paredes, portas, armários, mesas, secretárias e outros elementos presentes em espaços interiores e exteriores.

A junta de freguesia agradece ao grupo de jovens que teve a iniciativa e se disponibilizou para colher as laranjas do jardim da praça 25 de Abril. As laranjas foram entregues pelos mesmos às pessoas que testaram positivo ao COVID-19.
Estas iniciativas são de louvar, gestos como este são importantes sempre mas nesta situação difícil que estavamos a viver ainda são mais importantes.
Muito obrigado André Campaniço, Hugo Mateus, Margarida Susano e Nelson Vidinha!

COVID-19

Na sequência da situação epidemiológica na nossa freguesia, a junta de freguesia vai adotar novas medidas.
Assim sendo, com efeito imediato:

  • a junta de freguesia encontra-se encerrada por tempo indeterminado devido a um membro do executivo ter acusado positivo.
  • Os nossos contactos são:
    • Telemóvel Geral: 965 077 670
    • Susana Damas: 965 690 947
    • Cristina Campaniço: 967 998 606
    • Gertrudes Granja: 965 737 670
    • E-mail Geral: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • O Mercado Municipal encontra-se aberto, com restrições, mantendo o talho e a padaria aberta, os restantes comerciantes irão assegurar entregas ao domicílio com os seguintes contactos:
  • Fazemos parte do programa municipal, “Estamos cá por si!”, dirigido à população mais vulnerável. Se for um caso ou conhecer algum caso, contacte-nos.

Agradecemos desde já a colaboração e compreensão.
Fique em Casa! Por si, por Nós, Pela Saúde de todos!

Vila de Frades, 18 de dezembro de 2020.

A Junta de Freguesia

A situação epidemiológica da nossa freguesia está a piorar e cabe-nos a todos nós evitar que os casos aumentem.
Vamos cumprir com as normas da DGS e evitar ajuntamentos para regressarmos o mais depressa possível à normalidade.
Aos casos positivos desejamos as rápidas melhoras. Mantenham o isolamento, a junta de freguesia está disponível para colaborar convosco no que necessitarem e que esteja ao nosso alcance.
Contactos: 284 441 762 e 965 077 670

A junta de freguesia de Vila de Frades congratula-se pela conclusão da reabilitação da EN387 que liga Vila de Frades a Cuba!
Obra à muito desejada pela nossa população.

Com a decoração de Natal da nossa freguesia pretendemos desejar a todos umas Boas Festas com muita paz, amor e saúde mantendo a esperança de que o ano de 2021 seja melhor do que 2020.
Nesta época natalícia visitem Vila de Frades e ajudem o comércio local!

A noite do passado dia 20 de Dezembro foi especial, tivemos a oportunidade de receber em Vila de Frades, na nossa Igreja Matriz, dois magníficos coros para desejarem as Boas Festas no Concerto de Natal do ano 2019. Ficam aqui alguns registos dessa noite. Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

No dia 16 de Dezembro foi com muita honra e orgulho que estivemos presentes na Festa de Natal da nossa escola. Aproveitámos para distribuir os habituais chocolates às nossas crianças, professores e auxiliares e desejar umas Boas Festas a todos.
Agradecemos à nossa escola a oportunidade que nos dá de termos estes momentos de confraternização e partilha que são bastante gratificantes.

Informamos todos os interessados que na junta de freguesia de Vila de Frades existem calendários para o ano de 2020. Quem estiver interessado em ter um é só dirigir-se à secretaria da junta de freguesia.
Bom Ano Novo a todos.

À semelhança de anos anteriores, ontem foi dia de celebrar a época natalícia com os nossos idosos, reformados e pensionistas. Estiveram presentes mais de 100 pessoas onde vivemos momentos de partilha únicos que ficam no nosso coração.

Ainda sobre as decorações natalícias, deixamos também um agradecimento ao pré-escolar de Vila de Frades que nos ofereceu este lindo Pai Natal para ajudar na decoração da nossa Junta de Freguesia. Muito obrigado pela colaboração.

Nas celebrações da Época Natalícia iremos ter um Concerto de Natal na nossa magnífica igreja Matriz de Vila de Frades no próximo dia 20 de Dezembro, pelas 21 horas.
Contamos com a vossa presença!

A Junta de Freguesia de Vila de Frades, à semelhança de anos anteriores, vai promover o Almoço de Natal para Idosos, Reformados e Pensionistas da nossa freguesia no próximo dia 12 de Dezembro. Participem!

VITIFRADES
A Grande Festa do Vinho de Talha
Rota das Adegas
6, 7 e 8 de Dezembro 2019

Fale com o Presidente


Cada vez mais próximos de quem é realmente importante

Enviar Mensagem

Vila de Frades: Capital do Vinho de Talha
Rua Poeta João Xavier de Matos, 6 - 7960-456 Vila de Frades
Seg. a Sex. das 09:00h às 13:00h e das 14:00h às 16:30h
284 441 762
geral@viladefrades.pt
Vila de Frades: Capital do Vinho de Talha

Recomendações da DGS sobre coronavírus/COVID-19

Coronavírus/COVID-19 Alerta e Recomendações
Coronavírus/Covid-19

O novo coronavírus, intitulado Covid-19, foi identificado pela primeira vez em dezembro de 2019, na China, na Cidade de Wuhan. Este novo agente nunca tinha sido previamente identificado em seres humanos, tendo causado um surto na cidade de Wuhan. A fonte da infeção é ainda desconhecida.
Os Coronavírus são uma família de vírus conhecidos por causar doença no ser humano. A infeção pode ser semelhante a uma gripe comum ou apresentar-se como doença mais grave, como pneumonia.

Como se transmite?

A Covid-19 transmite-se por contacto próximo com pessoas infetadas pelo vírus, ou superfícies e objetos contaminados.
Esta doença transmite-se através de gotículas libertadas pelo nariz ou boca quando tossimos ou espirramos, que podem atingir diretamente a boca, nariz e olhos de quem estiver próximo.
As gotículas podem depositar-se nos objetos ou superfícies que rodeiam a pessoa infetada. Por sua vez, outras pessoas podem infetar-se ao tocar nestes objetos ou superfícies e depois tocar nos olhos, nariz ou boca com as mãos.

Quais os sinais e sintomas?

As pessoas infetadas podem apresentar sinais e sintomas de infeção respiratória aguda como febre, tosse e dificuldade respiratória.
Em casos mais graves pode levar a pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e de outros órgãos e eventual morte.

Existe uma vacina?

Não existe vacina. Sendo um vírus recentemente identificado, estão em curso as investigações para o seu desenvolvimento.

Os antibióticos são efetivos a prevenir e a tratar o novo coronavírus?

Não, os antibióticos não são efetivos contra vírus, apenas bactérias. O Covid-19 é um vírus e, como tal, os antibióticos não devem ser usados para a sua prevenção ou tratamento. Não terá resultado e poderá contribuir para o aumento das resistências a antimicrobianos.

Como me posso proteger?

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença:

  • Adotar medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o cotovelo, nunca com as mãos; deitar sempre o lenço de papel no lixo);
  • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes;
  • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória.
Necessito de usar máscara facial se estiver em público?

De acordo com a situação atual em Portugal, não está indicado o uso de máscara para proteção individual, exceto nas seguintes situações:

  • Pessoas com sintomas de infeção respiratória (tosse ou espirro);
  • Suspeitos de infeção por Covid-19;
  • Pessoas que prestem cuidados a suspeitos de infeção por Covid-19.
O que é um contacto próximo?

É uma pessoa com exposição associada a cuidados de saúde, incluindo:

  • Prestação de cuidados diretos a doente com Covid-19;
  • Contacto em ambiente laboratorial com amostras de Covid-19;
  • Visitas a doente ou permanência no mesmo ambiente de doente infetado por Covid-19;
  • Contacto em proximidade ou em ambiente fechado com um doente com infeção por Covid-19 (exemplo: sala de aula).