Logotipo da Freguesia de Vila de Frades

Boas Festas

Vila de Frades: Capital do Vinho de Talha
Rua Poeta João Xavier de Matos, 6 - 7960-456 Vila de Frades
Seg. a Sex. das 09:00h às 13:00h e das 14:00h às 16:30h
284 441 762
geral@viladefrades.pt
Vila de Frades: Capital do Vinho de Talha

Informamos que a junta de freguesia de Vila de Frades irá reabrir ao público dia 4 de maio, com o horário habitual, 9h/13h e 14h/17h, com as seguintes restrições:

  • Apenas entrará na secretaria uma pessoa de cada vez;
  • É obrigatório desinfetar as mãos à entrada das instalações;
  • É obrigatório o uso de máscara.

A junta de freguesia irá oferecer máscaras reutilizáveis a quem ainda não tiver.
Apelamos a todos para continuarem a cumprir as indicações dadas pois só com a colaboração de todos voltaremos à normalidade com maior brevidade.

Grândola, Vila Morena

A Revolução de Abril é uma revolução que não pode ficar esquecida e que deve ser comemorada devido à importância que teve para Portugal. Este ano, em que todos nós ansiamos pela nossa liberdade, esta data será comemorada de uma forma diferente.
Neste dia 25 de Abril, tão diferente dos anteriores, é importante que não nos esqueçamos e que possamos refletir sobre os valores que esta revolução nos trouxe: igualdade, fraternidade e liberdade.
Comemoremos todos o dia 25 de Abril, em casa, e cantemos a Grândola Vila Morena e o Hino Nacional pelas 15h das nossas janelas.

25 DE ABRIL SEMPRE... VIVA A LIBERDADE!

A Câmara Municipal de Vidigueira e as Juntas de Freguesia do concelho, em parceria com a Rádio Vidigueira, vão promover a iniciativa VAMOS CELEBRAR ABRIL, no próximo sábado, 25 de Abril, às 15 horas, lançando um desafio à população para colocar um cravo à janela e cantar “Grândola Vila Morena” e o Hino Nacional, comemorando dessa forma, em casa, os 46 anos da Revolução de Abril.

No mês de Dezembro, mês do Natal, iremos encontrar a nossa freguesia com alguma decoração natalícia de forma a desejar Boas Festas aos que aqui residem e aos que nos visitam.
A Junta de Freguesia deixa também aqui um agradecimento aos funcionários da Junta de Freguesia, Câmara Municipal de Vidigueira e Lar Entardecer Solidário que colaboraram para que esta decoração fosse possível.

Recomendações da DGS sobre coronavírus/COVID-19

Coronavírus/COVID-19 Alerta e Recomendações
Coronavírus/Covid-19

O novo coronavírus, intitulado Covid-19, foi identificado pela primeira vez em dezembro de 2019, na China, na Cidade de Wuhan. Este novo agente nunca tinha sido previamente identificado em seres humanos, tendo causado um surto na cidade de Wuhan. A fonte da infeção é ainda desconhecida.
Os Coronavírus são uma família de vírus conhecidos por causar doença no ser humano. A infeção pode ser semelhante a uma gripe comum ou apresentar-se como doença mais grave, como pneumonia.

Como se transmite?

A Covid-19 transmite-se por contacto próximo com pessoas infetadas pelo vírus, ou superfícies e objetos contaminados.
Esta doença transmite-se através de gotículas libertadas pelo nariz ou boca quando tossimos ou espirramos, que podem atingir diretamente a boca, nariz e olhos de quem estiver próximo.
As gotículas podem depositar-se nos objetos ou superfícies que rodeiam a pessoa infetada. Por sua vez, outras pessoas podem infetar-se ao tocar nestes objetos ou superfícies e depois tocar nos olhos, nariz ou boca com as mãos.

Quais os sinais e sintomas?

As pessoas infetadas podem apresentar sinais e sintomas de infeção respiratória aguda como febre, tosse e dificuldade respiratória.
Em casos mais graves pode levar a pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e de outros órgãos e eventual morte.

Existe uma vacina?

Não existe vacina. Sendo um vírus recentemente identificado, estão em curso as investigações para o seu desenvolvimento.

Os antibióticos são efetivos a prevenir e a tratar o novo coronavírus?

Não, os antibióticos não são efetivos contra vírus, apenas bactérias. O Covid-19 é um vírus e, como tal, os antibióticos não devem ser usados para a sua prevenção ou tratamento. Não terá resultado e poderá contribuir para o aumento das resistências a antimicrobianos.

Como me posso proteger?

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença:

  • Adotar medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o cotovelo, nunca com as mãos; deitar sempre o lenço de papel no lixo);
  • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes;
  • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória.
Necessito de usar máscara facial se estiver em público?

De acordo com a situação atual em Portugal, não está indicado o uso de máscara para proteção individual, exceto nas seguintes situações:

  • Pessoas com sintomas de infeção respiratória (tosse ou espirro);
  • Suspeitos de infeção por Covid-19;
  • Pessoas que prestem cuidados a suspeitos de infeção por Covid-19.
O que é um contacto próximo?

É uma pessoa com exposição associada a cuidados de saúde, incluindo:

  • Prestação de cuidados diretos a doente com Covid-19;
  • Contacto em ambiente laboratorial com amostras de Covid-19;
  • Visitas a doente ou permanência no mesmo ambiente de doente infetado por Covid-19;
  • Contacto em proximidade ou em ambiente fechado com um doente com infeção por Covid-19 (exemplo: sala de aula).