Prémio Melhor Destino Vínico 2022

Notícias

O Governo reforçou as medidas de confinamento. Ficar em casa é essencial para ultrapassarmos a fase mais difícil desta pandemia.
Saiba mais em www.covid19estamoson.gov.pt
#fiqueemcasa #estamoson #covid19 #freguesiadeviladefrades #viladefrades

Take Away e entregas ao domicílio de refeições no concelho de Vidigueira
Qualquer alteração a esta lista, a informação deverá ser enviada para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

No âmbito das medidas de combate à Covid-19 e visto que estamos em risco extremamente elevado de contágio no concelho informamos que o horário da junta de freguesia a partir de dia 11 de Janeiro será o seguinte:

  • 9h/13h atendimento presencial na secretaria da junta;
  • 14h/16h atendimento telefónico (965 077 670) ou através de email (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).

Pedimos compreensão pelo incómodo causado e agradecemos que continuem a cumprir as normas da DGS!

Tendo por base a renovação do Estado de Emergência, na reunião de Conselho de Ministros realizada hoje, 7 de janeiro, foram definidas as seguintes medidas, em vigor a partir 00h00 do dia 8 de janeiro, a aplicar ao concelho de Vidigueira que, após a avaliação da situação epidemiológica no país, passou a integrar a lista dos concelhos de risco extremamente elevado.
Mais informações em www.covid19estamoson.gov.pt

Dia 6 de Janeiro, Dia de Reis, este ano o Dia de Reis não pode ser comemorado como é habitual na nossa freguesia.
No entanto, e em semelhança com o ano anterior, a junta de freguesia entregou um cabaz a todos os bebés que nasceram na nossa freguesia no ano de 2020.
É importante que todos continuemos a cumprir as normas da DGS para que voltemos à normalidade o mais rápido possível!

Tendo em consideração a situação epidemiológica da nossa freguesia, no mês de Dezembro não nos foi possível entregar as ofertas de Natal às crianças, professores e funcionários da escola de Vila de Frades por a mesma se encontrar encerrada. No entanto mesmo sem festa de Natal os chocolates foram entregues a todos no início deste segundo período escolar.
Bom Ano Novo para todos.

A junta de freguesia vai reabrir ao público amanhã com o horário normal.
Apenas poderá entrar uma pessoa de cada vez e sempre de máscara.
As pessoas que estiverem interessadas em ter um calendário de 2021 também o poderão ir buscar neste horário.
Continuem a cumprir as normas da DGS e protejam-se!

O executivo da junta de freguesia vem desejar a todos que este primeiro dia do ano seja o início de um ano diferente do anterior e que o essencial esteja sempre presente nas vossas vidas.
Muita saúde, paz e amor para todos!
Terminámos o ano e iniciámos de uma forma diferente de todos os outros que já passaram.
Tendo em consideração a situação epidemiológica atual da nossa freguesia, o executivo da junta deliberou que a verba afeta às atividades culturais do mês de Dezembro reverte-se para os bombeiros voluntários de Vidigueira que têm sido incansáveis nesta luta.
Assim sendo, a junta de freguesia ofereceu 100 kits covid para a AHBVV e um voucher de 20€ a cada bombeiro para descontar no comércio local em Vila de Frades que tem sido bastante afetado com esta pandemia.
Juntos conseguiremos vencer este inimigo invisível que tem atormentado as nossas vidas!

No dia 5 de Janeiro foi dia do habitual Cante aos Reis. Agradecemos a presença do grupo da paróquia de Vila de Frades, grupo coral dos Vindimadores de Vidigueira e grupo coral e Instrumental Infantil de Figueira dos Cavaleiros.
Também foi dia de felicitar os bebés que nasceram na nossa freguesia, durante o ano de 2019, com a oferta de um pequeno cabaz (com o apoio da Farmácia Costa e casa Violante).
Um bom ano para todos com muita saúde, paz e amor!

No próximo domingo, dia 5 de Janeiro não faltem, nesta tarde que promete ser bem animada, de Cante aos Reis.
No final haverá bolo rei, licoroso e chocolate quente.

Fale com o Presidente


Cada vez mais próximos de quem é realmente importante

Enviar Mensagem

Vila de Frades: Capital do Vinho de Talha
Rua Poeta João Xavier de Matos, 6 - 7960-456 Vila de Frades
Seg. a Sex. das 09:00h às 13:00h e das 14:00h às 16:30h
284 441 762
geral@viladefrades.pt
Vila de Frades: Capital do Vinho de Talha

Recomendações da DGS sobre coronavírus/COVID-19

Coronavírus/COVID-19 Alerta e Recomendações
Coronavírus/Covid-19

O novo coronavírus, intitulado Covid-19, foi identificado pela primeira vez em dezembro de 2019, na China, na Cidade de Wuhan. Este novo agente nunca tinha sido previamente identificado em seres humanos, tendo causado um surto na cidade de Wuhan. A fonte da infeção é ainda desconhecida.
Os Coronavírus são uma família de vírus conhecidos por causar doença no ser humano. A infeção pode ser semelhante a uma gripe comum ou apresentar-se como doença mais grave, como pneumonia.

Como se transmite?

A Covid-19 transmite-se por contacto próximo com pessoas infetadas pelo vírus, ou superfícies e objetos contaminados.
Esta doença transmite-se através de gotículas libertadas pelo nariz ou boca quando tossimos ou espirramos, que podem atingir diretamente a boca, nariz e olhos de quem estiver próximo.
As gotículas podem depositar-se nos objetos ou superfícies que rodeiam a pessoa infetada. Por sua vez, outras pessoas podem infetar-se ao tocar nestes objetos ou superfícies e depois tocar nos olhos, nariz ou boca com as mãos.

Quais os sinais e sintomas?

As pessoas infetadas podem apresentar sinais e sintomas de infeção respiratória aguda como febre, tosse e dificuldade respiratória.
Em casos mais graves pode levar a pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e de outros órgãos e eventual morte.

Existe uma vacina?

Não existe vacina. Sendo um vírus recentemente identificado, estão em curso as investigações para o seu desenvolvimento.

Os antibióticos são efetivos a prevenir e a tratar o novo coronavírus?

Não, os antibióticos não são efetivos contra vírus, apenas bactérias. O Covid-19 é um vírus e, como tal, os antibióticos não devem ser usados para a sua prevenção ou tratamento. Não terá resultado e poderá contribuir para o aumento das resistências a antimicrobianos.

Como me posso proteger?

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença:

  • Adotar medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o cotovelo, nunca com as mãos; deitar sempre o lenço de papel no lixo);
  • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes;
  • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória.
Necessito de usar máscara facial se estiver em público?

De acordo com a situação atual em Portugal, não está indicado o uso de máscara para proteção individual, exceto nas seguintes situações:

  • Pessoas com sintomas de infeção respiratória (tosse ou espirro);
  • Suspeitos de infeção por Covid-19;
  • Pessoas que prestem cuidados a suspeitos de infeção por Covid-19.
O que é um contacto próximo?

É uma pessoa com exposição associada a cuidados de saúde, incluindo:

  • Prestação de cuidados diretos a doente com Covid-19;
  • Contacto em ambiente laboratorial com amostras de Covid-19;
  • Visitas a doente ou permanência no mesmo ambiente de doente infetado por Covid-19;
  • Contacto em proximidade ou em ambiente fechado com um doente com infeção por Covid-19 (exemplo: sala de aula).