Courelas de Guadalupe - Um Bosque Para Todos Nós


As Courelas de Guadalupe, um projeto de Luís Jordão, em conjunto com a Associação "Plantar uma Árvore", têm levado a cabo vários trabalhos junto da Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe.
Este projeto, que pretende criar um novo bosque na freguesia, com a plantação de uma árvore por cada habitante de Vila de Frades, está a decorrer na encosta sul, e encontra-se em fase de consolidação das plantações existentes, depois de vários anos focados na rega, obras de engenharia e cuidados com as plantas plantadas noutros anos.
Já foram plantadas, neste projeto que iniciou em Novembro de 2022, cerca de 1.000 plantas, entre sobreiros, azinheiras, carvalhos, murtas, aroeiras e medronheiros.
No total dos trabalhos, desde a aquisição do terreno por parte do seu atual proprietário, já foram plantadas mais de 3.000 árvores e arbustos, e foram instaladas várias soluções de apoio à adaptação às alterações climáticas, bem como alguns equipamentos de apoio ao uso público (mesas de estadia).
Esta área de restauro, apesar de privada, destina-se a ser usada por qualquer residente ou visitante que nela queira apreciar a natureza, bem como as belas vistas que dali se desfrutam sobre o casario de Vila de Frades.
Ao longo do mesmo está a ser instalado um pequeno percurso interpretativo que permitirá a qualquer um, atravessando a propriedade, chegar mais facilmente à Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe e à zona de estadia já aí criada pelo proprietário desde o início da pandemia, que irá em breve ser melhorada.

FOTOGRAFIA: Courelas de Guadalupe e Associação Plantar Uma Árvore.