Informações sobre a actual situação de seca

Portugal atravessa atualmente um intenso período de Seca, para muitas regiões o mais severo desde 2004/06.
Embora estejamos em plena estação húmida, e por isso com a possibilidade de ainda ocorrer chuva capaz de reverter a situação, essa probabilidade é reduzida face às previsões disponíveis a longo prazo (7 fev. - 6 mar., IPMA).
A maior parte do Alentejo encontra-se em situação de seca severa ou extrema, estando o concelho de Vidigueira na transição entre estas duas classes, conforme ilustra a imagem.
Os impactos mais severos fazem-se sentir na agricultura de sequeiro, em particular na produção de cereais de inverno e de forragens, com particular gravidade para o setor pecuário, que já tem de recorrer à compra de palha e outros suplementos alimentares para o gado. Na agricultura de regadio também poderão ocorrer impactos graves, se as origens de água (furos, charcas, etc.) forem afetadas.
No entanto, para a maior parte do território concelhio, abrangido pelo perímetro de rega de Alqueva, não deverão ocorrer impactos significativos, dado o nível atual de armazenamento na grande albufeira (79%). Da mesma forma, não se esperam impactos ao nível do abastecimento urbano, uma vez que todo o concelho é servido pela albufeira de Alvito, que se encontra a 74% da sua capacidade.
A Câmara Municipal continuará a acompanhar a situação com toda a vigilância e recomenda, desde já, a todos os munícipes que contribuam para minorar os impactos da Seca através da poupança e uso eficiente da água em todas as origens.

in, website da Câmara Municipal de Vidigueira, 2022.