A 07 de Maio de 1857 nascia, em Vila de Frades, José Valentim Fialho de Almeida.
Um homem sem medo, incompreendido à época e ainda hoje mal amado por muitos pela sua frontalidade nos temas que abordava.
Deixou no seu testamento, escrito três dias antes da sua morte, na tabacaria do Fonseca, em Cuba, 10 contos de réis para que se construísse a Escola de Vila de Frades e, ainda, 4 contos réis para que os doentes pobres da sua terra natal se pudessem tratar no hospital de Vidigueira.
Deixou igualmente uma quantia monetária para que se construísse em Cuba uma creche, à qual se atribuía o nome da sua esposa.
Para assinalar a data, a Junta de Freguesia de Vila De Frades e a Associação Fialho de Almeida foram até à nossa escola, a Escola Fialho de Almeida, para recordar o escritor.
A professora Francisca Bicho preparou a dinâmica das duas sessões que levaram as nossas crianças a descobrir mais sobre a vida e obra de Fialho de Almeida.
Além, claro, da presença do próprio José Valentim que se juntou a nós.
A Junta de Freguesia de Vila de Frades agradece à Associação Fialho de Almeida, ao António Brázio, e a toda a nossa comunidade educativa que responde sempre afirmativamente aos convites da Junta de Freguesia.
Featured