Casa de Fialho de Almeida

Em 7 de Maio de 1857, nascia um novo talento em Vila de Frades. A tremenda capacidade que acabaria por revelar no campo da Escrita determinou que Fialho de Almeida fosse um dos principais eruditos da Literatura Portuguesa na transição entre os Séculos XIX e XX. Os seus textos constituem fontes essenciais que descrevem um atribulado período de transição da Monarquia Constitucional para a República Portuguesa.

Este texto não é especialmente dedicado à sua biografia e obras, mas sim à casa que acolheu o nascimento de Fialho de Almeida.

A mesma corresponde ao edifício nº 12 do largo Dr. José Valentim Fialho de Almeida. Actualmente, tem um aspecto bastante diferente do da modesta casinha de taipa que pertencera aos pais do escritor e na qual Fialho contemplou, pela primeira vez, a luz do mundo. Ao longo do tempo, a casa foi alvo de obras de beneficiação (algumas promovidas até pelo próprio escritor).

Importa ressalvar as três lápides de mármore que aí se encontram actualmente nas paredes exteriores e que se referem à sua boa memória.

Segue-se a transcrição da 1ª lápide colocada por cima da porta da sua casa:

“NESTA CASA NASCEU A 7 DE MAIO DE 1857
DR. JOSÉ VALENTIM FIALHO D’ALMEIDA
ROMANCISTA E PAMPHLETÁRIO
ALÉM DE CRÍTICO ILLUSTRE FOI TAMBÉM O MAIS
FORTE E ORIGINAL PROSADOR DA SUA GERAÇÃO.
FALECEU EM 4 DE MARÇO DE 1911.
À SUA MEMÓRIA SE MANDOU COLOCAR
ESTA LÁPIDE EM 1 DE AGOSTO
DE 1926”

A transcrição da segunda lápide colocada na sua casa, ao lado da porta, alusiva às comemorações do 1.º Centenário do nascimento do escritor, é a seguinte:

“EM MEMÓRIA
DO
I CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE FIALHO D’ALMEIDA
NA CASA ONDE NASCEU O ESCRITOR
E NA PRESENÇA DE
SUA EXCELÊNCIA O SENHOR
MINISTRO DA EDUCAÇÃO NACIONAL
PROFESSOR ENGENHEIRO LEITE PINTO
GOVERNADOR CIVIL DO DISTRITO DE BEJA
E DEMAIS AUTORIDADES
MANDOU AFIXAR ESTA LÁPIDE
O PRESIDENTE DA
CÂMARA MUNICIPAL DA VIDIGUEIRA
7 DE MAIO DE 1957”

Em 2007, foi colocada uma terceira Lápide, na qual pode ler-se:

“COMEMORAÇÕES
DOS 150 ANOS
DO NASCIMENTO
FIALHO DE ALMEIDA
7 DE MAIO DE 2007”

Referências: José Palma Caetano - Vidigueira e o seu Concelho. 2º ed. Beja, Câmara Municipal da Vidigueira, p. 236-237; Túlio Espanca - Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Beja, Lisboa, 1992.