Menir Mac Abraão

O menir é um monumento megalítico (do grego mega = grande + litos = pedra) composto por uma pedra grande e comprida, cravada verticalmente no solo. As suas potenciais finalidades ainda constituem motivo de debate entre historiadores e arqueólogos. Provavelmente, serviria para honrar deuses, exaltar acontecimentos importantes, definir marcos territoriais ou promover o culto da fecundidade.

No caso do Menir de Mac Abraão, desconhecemos a sua real funcionalidade, mas podemos situá-lo cronologicamente no período do Neo-Calcolítico (4º/3º milénios a. C.).

Em termos descritivos, estamos perante um monólito subelipsoidal de granito porfiróide. Encontra-se decorado com incisões de carácter geométrico, casos do círculo e das linhas picotadas aí visíveis. Suspeita-se que, em termos de altura, possa atingir os 4 metros. Recorde-se que este menir encontra-se actualmente derrubado e semi-soterrado. A pedra utilizada nesta construção pré-histórica poderá advir dum afloramento rochoso, localizado a 1 Km a noroeste do local onde foi erguido.

Este menir está classificado como Imóvel de Interesse Público (Decreto-lei 29/90, DR 163, de 17 de Junho de 1990) e situa-se numa propriedade rural privada (ou seja, rodeado por terrenos agrícolas) a 6 Km da Vidigueira.

Acesso - Horta de Mac Abraão, 150 m. a SO. dos armazéns do monte do mesmo nome, a 6Km da Vidigueira.


Referências: A. Martins, Património Imóvel, www.igespar.pt; Isabel Mendonça, SIPA, www.monumentos.pt.