Centro Interpretativo do Vinho de Talha

O Centro Interpretativo do Vinho de Talha (CIVT) abriu no dia 11 de novembro de 2020, as portas ao público, como espaço de interpretação, de difusão científica e tecnológica e de divulgação do património imaterial relacionado com o saber-fazer daquele produto ancestral.
Este novo equipamento municipal, situado na freguesia de Vila de Frades, concelho de Vidigueira, pretende transmitir aos visitantes as memórias, as vivências e as experiências relacionadas com o vinho de talha e com as gentes que ciclicamente fizeram chegar esta tradição aos dias de hoje.
O visitante será convidado a descobrir cheiros e aromas, os sons da vinha, as paisagens do concelho de Vidigueira, os provérbios e o cante que, em conjunto, formam a alma do vinho de talha. Tudo isto através de uma espaço expositivo, cuja narrativa utiliza tecnologia de realidade aumentada, que conta a história do vinho de talha, dos tempos dos romanos à atualidade, e percorre o ciclo produtivo, começando pela cultura da vinha no campo, passando pela produção nas talhas nas adegas e terminando numa taberna.

O CIVT foi apresentado, num primeiro momento, a 9 de novembro, aos produtores de vinho do concelho e comunicação social e, no dia seguinte, decorreu a inauguração oficial com representantes de entidades locais e distritais.
Nestas duas sessões, o presidente da Câmara Municipal de Vidigueira, Rui Raposo, salientou a importância do CIVT no âmbito da estratégia da autarquia na promoção do território, de forma a criar oportunidades de desenvolvimento, inovação e progresso no concelho. Exemplo disso, são os vários projetos em curso, aprovados pelo Turismo de Portugal, e a liderança o processo, que envolve outros municípios e entidades, para a candidatura da produção artesanal de vinho de talha a Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). No seu discurso, fez também uma referência à colaboração institucional da Direção Regional de Cultura na concretização do projeto e à parceria com a adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito no apoio técnico e cedência de matéria prima para a produção do primeiro vinho de talha do CIVT. Um agradecimento especial foi feito a todos os que, persistentemente, se dedicam à produção do vinho de talha e que, passando de geração em geração, mantiveram viva esta tradição.
“Vinho de Talha…sabor com tradição, passado de geração em geração, com saber e paixão”

Horário
De terça a sexta-feira – das 09:30h às 12:30h e das 14:00h às 17:30h
Sábados, domingos e feriados – das 10:00h às 13:00h e das 14:30h às 17:30h

Contactos
Telefone: +351 284 441 211