Vila de Frades é uma mistura entre a simplicidade das suas gentes e a complexidade da sua história, cultura e património.
Falar de Vila de Frades, é falar de um povo de bem receber, um povo que trabalha as terras e as vinhas como ninguém.
É falar de gente que sempre soube manter, de brilho nos olhos, as suas raízes e tradições.
Não podemos falar deste país das uvas, com o dizia Fialho de Almeida, filho desta terra, sem falar do nosso vinho de talha, do qual somos a CAPITAL.
Produto tão genuíno e característico, legado romano que mantemos vivo ainda nos dias de hoje. Preservado pelos guardiões desta arte e imortalizado, mais recentemente, na sua candidatura a património da humanidade e no espaço que é só seu - O Centro Interpretativo do Vinho de Talha.
Não podemos falar de Vila de Frades sem que nos venha a memória a Villa Romana de São Cucufate, a Villa Romana melhor conservada do mundo (!), mais tarde mosteiro dedicado a São Cucufate, ainda hoje um dos oragos da nossa paróquia;
Ou a nossa Paróquia, com mais de 760 anos de história e atividade ininterrupta;
Ou a nossa Igreja matriz, única na beleza da sua talha dourada;
Ou o fantástico miradouro de Santo António;
Ou os lindíssimos frescos da capela de São Brás;
Ou a nossa torre do relógio, cujo mecanismo é dos únicos do país ainda a funcionar por corda e pêndulos.
Ou nas nossas fantásticas adegas como a Quinta do Quetzal, a Morais Rocha Wines ou a Quinta do Paral, entre várias dezenas de produtores de vinho de talha.
Vila de Frades é terra de história, de saberes e sabores, mas também terra de futuro, de investimentos e de qualidade de vida.
Vila de Frades é isto e muito mais.
É um mundo por descobrir.
Venha fazer parte desta história.
Um abraço para os Vilafradenses, para todos os munícipes do concelho de Vidigueira e para todos aqueles que nos visitam!