A Villa Romana de São Cucufate, situada em Vila de Frades no concelho de Vidigueira, vai receber o I encontro da série internacional Antropocenica, no próximo dia 9 de outubro de 2022, com o apoio do Município de Vidigueira.
Programa aberto ao público:
16H00 │Receção com Ana Paula Amendoeira Diretora Regional de Cultura do Alentejo e Rui Raposo | Presidente da Câmara Municipal de Vidigueira.
16H15 │Palestra de Adriana Veríssimo Serrão {Ruína Histórica e Ruína Metafísica}
16H45 │Visita guiada às Ruínas da Villa Romana de São Cucufate com a arqueóloga Maria da Conceição Lopes
18H30 │Sessão Especial de Encerramento de Antropocénica 2022 com o Coordenador Geral Dirk Michael Hennrich
Exibição dos filmes com presença dos realizadores:
-Amanã (Dir. Silvio Cordeiro)
-Curupira e a Máquina do Destino (Dir. Janaína Wagner).
Este evento conta com a participação da Direção Regional de Cultura do Alentejo, do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa e do Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Património da Universidade de Coimbra.
ANTROPOCÉNICA é uma série internacional de encontros que emerge da interação entre Filosofia, Arqueologia e Arquitetura, motivando diversas áreas do conhecimento para o debate crítico das cenas do drama humano no teatro do mundo em mutação.
A coordenação executiva e produção do encontro encontram-se a cargo de Ana Paula Amendoeira (Historiadora/Diretora Regional de Cultura do Alentejo); Dirk Michael Hennrich (Filósofo do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa); Maria da Conceição Lopes (Arqueóloga do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património, da Universidade de Coimbra) e Silvio Luiz Cordeiro (Arquiteto - Nômade - Arte & Editoria).
Integram a Comissão Científica nomes conceituados e reconhecidos em diversas áreas, entre os quais a filósofa Adriana Veríssimo Serrão (Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa); o escritor Ailton Krenak; a arqueóloga Anne Rapp Py-Daniel (Programa de Antropologia e Arqueologia - Universidade Federal do Oeste do Pará); o arquiteto Artur Simões Rozestraten (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo); a cineasta Filipa César (Mediateca Onshore . Merz Akademie); o sociólogo Boaventura de Sousa Santos (Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra) e o historiador Victor Barros (Instituto de História Contemporânea da NOVA FCSH).
Mais informações sobre o evento em https://www.antropocenica.ooo/
Featured